VAMOS REDUZIR A NOSSA PEGADA HUMANA!..........
VAMOS COMER OS PRODUTOS SÓ NA ÉPOCA EM QUE SÃO PRODUZIDOS !..............................................
VAMOS TODOS SEPARAR O LIXO E FAZER A RECICLAGEM!

terça-feira, 15 de dezembro de 2009

Preparativos para o Natal


Ora cá ando eu a preparar-me com calma para ter tudo feito com antecedencia
As lembranças, os doces, comprar as carnes e o bacalhau, as couves, etc.
Mas o mais importante é juntar a família, a minha filha que já não vejo desde Agosto e a minha querida neta com dois anos e meio que saudades que tenho dela...
Vamos estar todos juntos, discutir, abraçar, gritar, matar saudades, barafustar mas de uma forma saudável e bem portuguesa.
Este fruto???
quem souber o nome eu agradeço

As minhas azevias
-1 chávena de grão seco
-1 chávena de açúcar
-Pau de canela e raspa de 1 laranja
Coza o grão, tire a pele e triture.
Leve o açúcar ao lume até fazer ponto de estrada, ponha a canela e a raspa da laranja, junte o grão e misture bem.
Deixe arrefecer.
Massa tenra
-300 gr de farinha
-50g de manteiga
-1,5 dl de água
Esfarele muito bem a farinha e a manteiga, junte a água e amasse bem deixe repousar.
Faça as azevias e frite em óleo quente, polvilhe com açúcar e canela

5 comentários:

  1. Acho que é isto:

    Frutas Exóticas – Physalis (Physalis Angulata)

    Planta nativa e selvagem na Amazônia, Nordeste, Centroeste e Sudeste Brasileiro. Arbustiva de ciclo rápido, suas folhas são aveludadas e triangulares. Pode chegar a 2 metros de altura se conduzidas por tutoramento. Produz frutos redondos na cor de amarela até a um forte alaranjado, envolvidos por uma capa de proteção parecido a um balão chamado de cálice. É uma planta muito rústica e de fácil manejo.


    Pertence à família das Solanaceas, da mesma família do tomate, e também conhecida com os nomes Camapum, camapú, saco de bode, bucho de rã, juá de capote e balão; Port.ugal: Alquenquenje, erva-noiva, cerejas-de-judeu; Espanha: Uchuva, alquenquenje, uvilla de campo; Fr.ança: alkékenge; Inglês: ground-cherry, alkekengy.

    É rica em ácidos orgânicos (cítrico e málico), caroteno, alcalóides, saponinas, physalina, alto teor de vitaminas A, C, fósforo e ferro, além de flavonóides, alcalóides e fitoesteróides, alguns recém descobertos pela ciência.

    A physalis é cicatrizante, purifica o sangue, diminui a albumina dos rins, fortifica os nervos ópticos, limpa as cataratas, alivia problemas de garganta. É indicada como coadjuvante no tratamento do carcinoma de próstata e colesterol elevado. Combate a diabetes, o reumatismo crônico, doenças de pele, bexiga, rins e fígado. Favorecem a dissolução dos cálculos de sais úricos e eliminação de areias através da ingesta de bagas frescas ou secas.

    Sara Monteiro

    ResponderEliminar
  2. Obrigada D. Sara.
    É um prazer saber que está aí.
    physalis é um nome facil de decorar, tenho lá no quintal um arbusto que promete multiplicar-se e dá fruto o ano inteiro.
    beijos aos meninos...

    ResponderEliminar
  3. Acrescento só outro nome comum: lanternas chinesas - de facto as semelhanças são óbvias :)
    Nós também temos physalis cá na quinta mas, com o frio do Inverno, não resistem. Por sorte, reproduzem-se facilmente, e na Primavera nasce nova geração.

    ResponderEliminar
  4. É isso mesmo cara amiga Physalis,aqui fica mais informação e o site onde podes saber mais:
    É rica em vitaminas A, C, fósforo e ferro, além de alcalóides e flavonóides. Purifica o sangue, fortalece o sistema imunológico, alivia dores de garganta e ajuda a diminuir as taxas de colesterol. A população nativa da Amazônia utiliza os frutos, folhas e raízes no combate à diabetes, reumatismo, doenças da pele, bexiga, rins e fígado. Estudos científicos recentes em andamento e ainda não concluídos revelaram forte atividade como estimulante imunológico combatendo alguns tipos de câncer além de efeito antiviral contra os vírus da gripe, herpes, pólio e HIV tipo 1.

    http://saudepelasplantas.blogspot.com/2009/04/frutas-exoticas-physallis-physalis.html

    http://www.google.pt/imgres?imgurl=http://www.chacaradeorganicos.com.br/wp-content/uploads/2009/07/Physalis.jpg&imgrefurl=http://www.chacaradeorganicos.com.br/2009/07/physalis-beleza-escondida/&usg=__8adoILEsHXi_tXfOByGrP1O7FGI=&h=227&w=250&sz=13&hl=pt-PT&start=1&tbnid=udIwS0EIBBbNhM:&tbnh=101&tbnw=111&prev=/images%3Fq%3DPhysalis%26hl%3Dpt-PT%26sa%3DG

    ResponderEliminar
  5. Olá!
    As physalis produzem muito bem em climas quentes. No nosso pais tambem se dão, mas não produzem tanto. Em sítios soalheiros os frutos crescem mais. A planta cresce bastante e reproduz-se muito fácilmente através de sementes de frutos que ficam no chão.
    Deixar amadurecer bem (até a parte de fora secar e o fruto ficar cor de laranja), são bem doces! Comem-se crus, ou pode fazer-se compota.

    http://coisasdojardim.blogspot.com/

    ResponderEliminar