VAMOS REDUZIR A NOSSA PEGADA HUMANA!..........
VAMOS COMER OS PRODUTOS SÓ NA ÉPOCA EM QUE SÃO PRODUZIDOS !..............................................
VAMOS TODOS SEPARAR O LIXO E FAZER A RECICLAGEM!

quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

receita caseira para a praga das laranjeiras

As laranjas já estão maduras embora ainda um pouco acidas
No ano passado estavam cheias de ferrugeira e tanto as folhas como as laranjas estavam todas pretas, o que para além de sujas era muito desagradável.
No verão usei uma receita caseira e pelos vistos resultou.
Junta-se uma boa mão cheia de urtigas,colocam-se demolho durante três a cinco dias, depois de coado é só pulverizar as laranjeiras muito bem.
Este liquido cheira um bocado mal mas não tem importância
Importante deve-se lavar( molhar ) as folhas em pormenor`
É claro que para apanhar as urtigas deve usar umas luvas de borracha

15 comentários:

  1. Olá, viva!

    Essa receita das urtigas é muito boa para todos os outros hortícolas, e para quem quer produtos biológicos nada melhor (os franceses utilizam-na muito, com algumas diferenças: São 15 dias a marinar, 1kg de urtigas para 20lt de água, depois filtra-se e por fim dissolve-se 10% em 5 a 10 lt de água, mais coisa menos coisa...).
    Quanto a apanhar as urtigas com luvas, bem…elas não são assim nada “mazinhas”, e se for picada por algum insecto, experimente esfregar as urtigas no sítio afectado (sentirá um incomodo inicial mas logo de seguida é “remédio santo”).
    Felicidades para a sementeira de 2010 na horta!

    António

    ResponderEliminar
  2. Ola boa noite, desde já dou-lhe os parabéns pelo blog..é inspirador.Tenho um pequeno terreno,(desde há um ano) com umas 6 laranjeiras já adultas. Este ano queremos por a calda bordalesa, pois elas já se encontram com "ferrugem" e com cochonilhas. Dá dó ve-las assim.
    Algumas já têem pequeninas laranjas ..o k fazer???Já será tarde?
    Obrigado.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Este comentário foi removido por um administrador do blogue.

      Eliminar
  3. Não serei a pessoa mais indicada, mas como diz aqui o meu amigo António, esta receita é biológica não prejudica nada e você também não tem nada a perder. Experimente, mal não faz de certeza.
    Quando a minha laranjeira estava com ferrugem eu fiz varias coisas, até lava-la com água e detergente da loiça, folha a folha, gastei lá muito tempo mas agora é vê-la tão verdinha e limpa, vá tentando vai ver que resulta.
    Obrigada pela visita, pena ficar sem saber o seu nome

    ResponderEliminar
  4. Gostei munto a dificuldade agora e achar urtiga rsrs.

    ResponderEliminar
  5. Manel Chaparro fev 2013

    Tenho urtigas e ferrugem pelo que com essa receita é como matar 4 coelhos numa cajadada.
    Vejamos. 1- arranco as urtigas, fico com a terra limpa de ervas...2- limpo as folhas da ferrugem e a laranja sai limpinha...3- é à borla...4. é ecológico...
    Quem é que disse que Portugal não tem coisas boas. anh?!
    um abraço amigo

    ResponderEliminar
  6. conheço 2 tipos de urtigas, qualquer uma serve?

    ResponderEliminar
  7. Eu moro perto do campo - zona do cartaxo e não acho urtigas em nenhum lado. será que não está na época delas? Onde apanha as urtigas?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia Fernanda, é bom saber que o meu blogue tem visitantes novos, muito obrigada..
      Bem, as urtigas são mais no final do inverno ou primavera mas, neste tempo também há, já devem é estar um bocado secas... não sei que lhe diga, vejo sempre urtigas por todo o lado quando vou ao campo.
      Tente falar com alguém que esteja mais dentro do assunto aí pela sua zona, até em Lisboa vejo urtigas.... vai ver que arranja é só falar com as pessoas certas.

      Eliminar
  8. Olá,

    Também sou uma nova visitante com problemas com as laranjeiras e desde já agradeço as sugestões e ideias que vai partilhando no site.
    O meu pai sempre tratou das laranjeiras do quintal, mas agora cabe-me a mim tomar conta delas e hoje, pela primeira vez na minha vida, andei a podar. Notei que têm as folhas cobertas de uma fuligem preta e lembro-me que já antes as laranjas vinham cobertas dessa espécie de ferrugem. Creio que na altura o meu pai disse que era por causa das cochonilhas mas agora vejo aqui que será causado por um fungo. Em que ficamos? Como posso discernir se é uma coisa ou outra para saber como tratar?

    ResponderEliminar
  9. Boa tarde,

    Solicitava que me informassem se o liquido que fica da mistura de água e urtigas pode ser guardado depois de elaborado durante algum tempo sem perder propriedades? Se pode ser aplicado em qualquer altura do ano? (tendo a laranjeira floração ou não).
    Agradecia uma resposta,
    Carina

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite!
      É tão bom receber um comentário tantos anos depois, muito obrigada.
      Devo dizer que não sou, de todo uma expert mas, gosto, e quando fazemos as coisas com gosto, tudo corre melhor.
      Não sei se perde as qualidades, nem se pode ser guardado, eu pessoalmente não o aconselho até porque aquilo cheira muito mal.
      Agora que pode ser usado em qualquer altura não tenho duvidas, eu usei em pleno Agosto com imenso calor e usei sempre até a laranjeira ficar limpa, até juntei fairy, detergente da loiça, para ajudar a limpar.
      Desde essa altura já faz 6 anos, a laranjeira tem-se mantido limpa, todos os anos lhe dou uma burrifadela.
      Eugénia

      Eliminar
  10. Tenho uma laranjeira que dá boas laranjas,mas há alguns anos as laranjas abrem antes de amadurecer.O que devo fazer para evitar isso? Já tentei várias coisas, mas nada tem resultado.Desde já um muito obrigado.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, boa noite!
      mais uma vez fico feliz por ter um comentário e uma pergunta. Não sei que lhe diga quanto às laranjas racharem mas, deve ser alguma falta que a terra tem.
      Tente dar-lhe ferro, por ex: pregos ferrugentos, faça pequenos buracos na zona exterior da laranjeira (onde se coloca quando quer colher laranjas) e enterre-os, depois regue para que se liberte a ferrugem.Eu costumo fazer isso com as laranjeiras e com as hortências.
      Também pode ser que tenham água demais ou fertilizante, por acaso não as rega muito pois não? ou costuma por-lhe amónio ou algo parecido? as laranjeira não gostam de muita água...
      Tentar não custa mas, continue a pesquisar e dê noticias, muito obrigada.
      Eugénia

      Eliminar
  11. O facto de as laranjas se abrirem antes do tempo está relacionado com a falta de nutrientes, recomendado um npk só para estabilizar a nutrição da planta. Www.agricultura-net.blogspot. pt

    ResponderEliminar