VAMOS REDUZIR A NOSSA PEGADA HUMANA!..........
VAMOS COMER OS PRODUTOS SÓ NA ÉPOCA EM QUE SÃO PRODUZIDOS !..............................................
VAMOS TODOS SEPARAR O LIXO E FAZER A RECICLAGEM!

terça-feira, 9 de fevereiro de 2016

Acabou a época da poda

Podei imensas árvores este ano, Tenho andado numa fona de tesoura e serrote em punho. A primeira foi a a minha ameixoeira, depois a da minha prima que também é assim grande, uma pereira de pêra rocha, (da minha vizinha) que estava quase perdida... 
Ameixoeira
 ... Aqui a minha figueira que só dava rama, estava enorme, foi assim cortada quase de vez,  o dióspireiro também levou uma bela de uma tosquia e várias outras; macieiras, damasqueiro, marmeleiro, limoeiro....
Figueira
 ... Bem! o limoeiro dizem, tem que se bater no tronco até esmurrar e colocar uma pedra em cima no dia de Carnaval, já tá... vamos ver se vai dar limões ou não, se não, leva o mesmo destino da figueira.
Dióspireiro
 Entretanto a parte mais desagradável que é cortar as sobras, os galhos mais miúdos, também já despachei, até cortei os troncos mais grossos na maquina eléctrica, agora tenho que arranjar um local para por tudo arrumadinho. Este tipo de lenha é muito bom para acender o forno mas, não pode estar verde nem molhada.
Agora vem a lua nova altura para outros trabalhos
Estamos a fazer melhorias no galinheiro

7 comentários:

  1. Bom dia,

    gostei do seu post, ele só me animou a seguir com minha vontade de podar a aceroleira. Temos um aqui em casa, mas ainda esta com frutos, mas assim que cessar esta leva irei criar coragem para podar.
    Aproveito e fico com você aqui.

    Bjs

    Tânia Camargo

    ResponderEliminar
  2. Oi? Pelo que compreendi, as podas são feitas na lua minguante? Uma boa semana, beijos!

    ResponderEliminar
  3. Sim! Segundo o Borda de Água é sim no minguante.
    Obrigada pela visita, beijinho

    ResponderEliminar
  4. As laranjeiras da mãe precisam de ser podadas, vamos ver se arranjamos alguem que faça o trabalho. eu não tenho força na mão para o fazer, o mano não é lá dessas coisas diz que não é preciso, prefere semear couves e legumes, por isso temos de arranjar alguem. Grande "tosquia" levaram as tuas árvores :) Que para o ano estejam cheias de frutso, olha que belos figos vais ter :).
    beijinhos boa semana

    ResponderEliminar
  5. Muito interessante, parece que as árvores não vão crescer mais (eu não entendo nada disso hehe).
    Mas me padeu a vontade de ver elas bem cheias rss

    Beijos
    Thaís Xavier

    ResponderEliminar
  6. Grande trabalho! Esses galhos são bem bons para o forno de lenha. Por acaso devia ter podado um pouco por baixo a minha macieira, não sei se vou a tempo.
    Quanto ao limoeiro o meu está na mesma. Já o plantei há três anos e nada. No Outono ainda desenvolveu uns cinco o seis limõezitos, mas acabaram por cair todos. Não ficou nem um para amostra!
    Aquilo que me disseram foi para "castigar" o limoeiro. Apertar o tronco com um arame ou fazer um pequeno corte no tronco e espetar lá um prego. Parece que dá resultado e os limoeiros começam a dar limões a potes, vá-se lá saber porquê. Eu vou experimentar.
    Beijinhos

    ResponderEliminar