VAMOS REDUZIR A NOSSA PEGADA HUMANA!..........
VAMOS COMER OS PRODUTOS SÓ NA ÉPOCA EM QUE SÃO PRODUZIDOS !..............................................
VAMOS TODOS SEPARAR O LIXO E FAZER A RECICLAGEM!

segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Este ano não há couves para o Natal

Em Setembro plantei as primeiras couves portuguesas para comermos na noite de Natal.
Quando lá voltei três semanas depois estavam todas ratadas das lesmas e dos caracóis, plantei mais couves e brócolos, umas vinte e cinco de cada, há três semanas quando lá cheguei não havia nem uma, tinham comido todas, nesse fim de semana plantei mais couve, couve de nabo e brócolos, no passado sábado estava assim, como se pode ver, não se vê......só os trocinhos ficaram....
 Dentro da estufa já plantei alfaces por duas vezes, está assim, nem uma para a amostra, nem os troços escaparam. As cebolas estão nascidas e parece que vou ter cebolo para plantar.... pelo menos isso.
as alfaces estavam junto com a semente das cebolas
 Quanto às favas, estão bonitas e a crescer muito bem. Aqui as lesmas não vêm comer, as bandidas só gostam das couves e das alfaces...
                       Este chuchu está muito bonito....vamos a ver se ele se aguenta e se dará frutos
                          Apesar de tudo deu para colher um braçado de couves (galega) e laranjas, ainda não as provei mas, já estão a começar a ficar amarelinhas, só colhi estas quatro para provar...
A natureza é assim, sem produtos químicos, sem a presença continua para controlar, as pragas vêm e tomam conta....
Nunca pensei que umas simples lesmas pequeninas conseguissem fazer tanto estrago, não deixam nada e são bem pequeninas é impressionante a quantidade delas, não há armadilhas que resultem......

15 comentários:

  1. Olá
    Perante cenários como este apetece mandar a AB às malvas, não é? Optar ou não pela utilização de químicos... creio que já quase todos nós passamos por esse dilema.
    Coragem para a decisão a tomar.

    Cumps
    António A.
    Horta de Codeçais

    ResponderEliminar
  2. oh diabo...Natal sem couves e batatas e bacalhau não é Natal...

    ResponderEliminar
  3. Boa noite,

    Mandar a AB às malvas não é a solução, muito menos os químicos. ;)

    Quanto às lesmas: pegue em garrafas de água pequenas. Faça uns furos com 1cm de diâmetro à volta das garrafas, 6cm acima da base. Coloque cerveja até ficar a 1cm dos buracos. Outra alternativa poderá ser um "sumo" de água com açúcar e sumo de laranja, caso tenha pena de dar tal seguimento à cervejola. Enterre as garrafas até à marca do liquido e espere pelo dia seguinte. Depois diga-me quantas lesmas contou. Convém mudar o misturado de dias a dias. Pessoalmente aconselho a cerveja.

    Outro conselho será plantar nas suas áreas de cultivo algumas aromáticas dispersas de modo a facultar abrigo a insectos predadores, plantas melíferas para atrair insectos polinizadores. Pode até fazer bordaduras com as aromáticas no limite da terra lavrada. Um pequeno lago feito com plastico preto, algumas rãs e umas plantas aquáticas também ajudariam na criação de um ecossistema e as rãs comeriam algumas lesmas...
    Procure no google por: "consorciação de plantas" ou "plant companion". Se quer ter menos trabalho com a limpeza das daninhas e ajudar a criar um solo mais rico, com mais matéria orgânica e viva, procure técnicas de "mulching".

    Tendo em conta que tem uma estufa, não seria mau pensado começar a fazer o plantio todo dentro dela. Comprando tabuleiros de germinação ou ate usando caixas de ovos ao contrario. Se elevar os tabuleiros do chão, menos problemas terá com as lesmas.

    Agora imagine lá o seguinte: você vivia num certo lugar onde todos os dias comia praticamente a mesma coisa. Um dia você acorda e em vez do repasto do costume encontra um jantar dos deuses: couves e alfaces fresquinhas. Ainda por cima seguidas! E mais, você comia e "por magia" apareciam mais novamente. Ia dizer que não aos rebentos? As lesmas também não...

    Como vê, as lesmas não são o fim do mundo. O truque não é desistir, mas sim, persistir.

    Bons cultivos.


    Rodrigo

    ResponderEliminar
  4. pois as lesmas e os caracóis são umas pragas.
    Eu uso um granulado só há volta dos canteiros , não afecta os legumes e os caracóis e lesmas morrem .

    beijos e lambidelas da malta
    Pituxasilva

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, meu nome é Dênio. Não sei o efeito deste granulado no meio ambiente, mas se alguém me alertasse, eu me prontificaria a atendê-lo, ou pelo menos ouvi-lo.
      Enfim, não estou aqui para isso. Foi só um alerta.
      Com as minhas couves aconteceu a mesma coisa. Estavam ficando furadas igual peneira. Como vi na net algo acerca do uso do cobre, simplesmente peguei um fio de cobre entrelaçados com vários fios mais finos, enrolei-os nos pés das couves com folga, já que eles cresceriam. Acabou! Acabou tudo. Caracois, lesmas, etc.
      Já para os pulgões, também conhecidos como piolhos, A receita é pulverizar detergente ypê de côco com água, deixar uns 05 minutos e lavar. A poporção é de 10 ml para 500ml de água. Pulverizar principalmente nos brotos e depois esguinchar água com pouca água, de modo que não quebre os brotos. Inté!

      Eliminar
  5. Por aqui os caracóis este ano tb estão particularmente vorazes. O meu truque para conseguir evitar/minimizar estragos é cobrir todas as plantas recém-plantadas com um garrafão de plastico. Qdo se destapam (2-3 semanas depois) já cresceram o suficiente para conseguirem resistir aos ataques. Criei tb um pequeno lago este mês na esperança de q venha a ser colonizado com rãs e sapos q me ajudem no combate. O granulado referido pela pituxasilva efectivamente não afecta os legumes e mata os caracóis, mas tb mata todo e qualquer animal q o ingira e, infelizmente, já vi cães a morrer por intoxicação com veneno de caracois e só essa imagem é o suficiente para q nunca o venha a utilizar e para q aconselhe toda a gente a não o fazer tb.

    ResponderEliminar
  6. Boas!
    Eu sou "hortelão iniciado" pois a minha horta tem 2 meses!
    Ando de volta destes sites porque estes problemas são comuns a todos.

    Da minha parte tento usar menos químicos que puder e até agora apenas utilizei um para as lesmas e caracóis que diga-se de passagem abundam lá na zona. Optei por uma estratégia parecida à descrita pela pituxasilva e resulta (senão já não tinha alfaces nem bróculos!!!).

    Contudo e como apenas os burros é que não aprendem vou tentar a técnica da cerveja, por muito que ache que é mal empregue o desperdício de cerveja!!! :)
    Já agora ninguém tem uma fotografia que ilustre essa técnica?
    cumprimentos
    Toze

    toze_palma@hotmail.com

    ResponderEliminar
  7. Eu acho que o meu pai tambem mete para as lesmas um granolado, mas não faz mal aos outros animais, ele tem cães e gatos no quintal e nunca aconteceu nada aos bichos.
    quanto ás lesmas e apesar de não gostar delas, até ás acho parecidas comigo ( não que eu seja lesma...) mas tambem não vou "atacar" as favas.. (pronto tinha de vir a parvoeira..)
    Pelo menos que não te comam o sebolinho...
    bom restinho de domingo

    ResponderEliminar
  8. Bonito cebolo, sem dúvida!
    Confesso que com a cerveja na minha horta não resultou.
    Aliás estou em crer que até chamou mais lesmos e caracóis, porque o recipiente por acidente virou-se para o terreno e já se imagina, certo?
    Na estufa, tenho semeado tudo ao monte, e deixo ficar sempre várias plantinhas de cravos túnicos que afastam uma série de pragas.
    Quando passo cá para fora e planto o cebolo (fevereiro/março) também faço bordaduras com eles.
    Não sei se conseguirá plantinhas nesta fase, uma vez que é frequente vender em molhinhos em abril, mas consegue encontrar facilmente pacotinhos de sementes, que na estufa poderão desenvolver-se já.
    Li algures que calda de fumo (termo utilizado pelos brasileiros para tabaco) que poderia resultar. Comprar avulso seco e espalhar? Pode ser solução, não?
    Força!


    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O tabaco é usado em vários macerados, espalhado não tenho conhecimento. Se me dissesse cascas de ovos moídas, cinza, farelo, areia... tudo isso poderia impedir a marcha das lesmas em direcção ao banquete desde que nada disso se molhe. Caso aconteça, fica sem efeito. Sr.ª Cathy, No meu ultimo post explico o porquê de você achar que a cerveja não funcionou como até piorou. Funcionou perfeitamente! E não, não atraiu mais lesmas, simplesmente concentrou as muitas dispersas pelo quintal. E porquê? Porque realmente é uma solução eficaz. Resolva a questão do recipiente. Se houver perigo de virar, enterre-o. Dê-lhe mais uma hipótese e verá que não se arrepende. Não desista, insista! :)

      Boas Cavadelas.

      Rodrigo, O Anónimo.

      Eliminar
  9. Olá a todos
    É de fato um assunto que interessa e muito a muitos de nós que tentamos a via do biológico. Pelo menos eu sofro quando vejo as minhas sementeiras destruídas por não usar quimicos mas também devo dizer que há aqui comentários muito ajustados; mas há outros que se nota claramente que há quem ache piada ou graça, ou ache motivo para gozo com toda esta preocupação como o caso do comentário ANÓNIMO de 12 de Novembro que diz:- ..."Um dia você acorda e em vez do repasto do costume encontra um jantar dos deuses: couves e alfaces fresquinhas. Ainda por cima seguidas! E mais, você comia e "por magia" apareciam mais novamente. Ia dizer que não aos rebentos? As lesmas também não..."
    Quem será que faz este tipo de comentário?
    É lamentável, podia muito bem dispensar este tipo de ironia, não?
    Beijos
    Maria Andrade

    ResponderEliminar
  10. Muito obrigada a todos pelos simpáticos comentários...
    Obrigada; António, Ana, Rodrigo, Pituxa, Gintónio, Toze, Pinta, Caty e Maria...
    Maria eu não custo responder aos comentários, só uma vez por outra mas, você deixou-me com um dilema, porque foi bastante dramática, não há necessidade de ficar assim, eu encaro as coisas com bastante alegria e nada disto me deita a baixo, são desabafos que faço aqui para mais tarde recordar...
    O comentário do anónimo, que não é anónimo mas sim Rodrigo como fez questão de assinar, fez-me rir muito, ainda agora quando me lembro das lesmas a olharem para o banquete que lá deixei por várias vezes, me farto de rir... Estes assuntos são mesmo para rir, porque se começamos a dramatizar vai ser uma desolação muito maior.
    Maria Andrade, leve as coisas na desportiva, as preocupações fazem-nos rugas...
    beijinho para todos e muito obrigada

    ResponderEliminar
  11. Boa tarde!!

    Por acaso voltei a este blog para ver se haveria alguém que já tivesse experimentado a técnica sugerida. Embora continue a ver que existem pessoas a insistir no granulado. Lembrem-se que os resíduos tóxicos passam do granulado para a terra, da terra para os vegetais, dos vegetais para... (Não queria ser dramático, nem que me tornem a acusar de andar aqui a gozar) passam para nós.
    Sr.ª D.ª Maria Andrade, não deve ler mais que o parágrafo anterior com o perigo de se sentir indisposta. Assunto sério é uma doença grave ou a morte! A agricultura deve servir para descomprimir essa carga energética negativa que aparentemente tem em cima de si. Olhe o Karma! Foi apenas minha intenção explicar o comportamento das lesmas, usando uma comparação com os humanos e com os seus apetites gastronómicos. Peço desculpa se feria a sua susceptibilidade. A agricultura, neste caso, ocupacional, serve para metermos as mãos na terra, sem luvas, e sentirmos a serotonina a inundar-nos os receptores cerebrais com prazer! E deveria tirar algumas conclusões após esses seus sofrimentos agrícolas.
    Mais uma vez terei que ser irónico para esclarecer o porquê de as coisas não funcionarem com a a Sr.ª Cathy. Imagine lá que tem algum animal, porco, cão, gato... Se for tratar dele e o repasto cair fora da tigela o resultado será uma grande tarraçada. Alem de comer do chão ainda suja tudo em redor. Ora, com o derrame da armadilha, só alargou a área de "ataque", mas devia ter tirado uma grande conclusão no meio dessa desgraça: Se atraiu mais lesmas é porque funciona, desde que, não entorne o recipiente. Por isso mesmo foi sugerido que o recipiente seja meio enterrado para evitar tal acontecimento.

    O meu intuito foi tentar esclarecer e ajudar quem faz da agricultura de fim de semana uma terapia, que tem por objectivo deixar de usar os químicos de síntese em função dos macerados, chás, emulsões e receitas do género. Chamar atenção para a criação de um ecossistema sustentado e mais tarde, quem sabe, prescindir dessas mézinhas caseiras. Mas se por alguma razão, a minha contribuição causar incomodo, Dª Maria fique descansada, a porta da rua é a serventia da casa e eu seu bem por onde entrei. ;)

    Horticasa, continue o bom trabalho. Não se esqueça de pesquisar os tópicos que sugeri. A sua terra precisa urgentemente de ser re-construida. Mulching! Dê-lhe vida!

    Qualquer coisa, disponham.

    Boas cavadelas a todos!

    Rodrigo, O Anónimo

    ResponderEliminar
  12. Bom Dia. Comigo aconteceu o mesmo, Os caracóis, pássaros ou outros comeram tudo, mas como só planto para mim,(6 de cada vez)fiz-lhes umas estufas individuais de rede mosquiteiro que para aqui tinha.Resultou, porque agora tenho andado a comer as minhas alfacinhas.

    ResponderEliminar
  13. Boa tarde.
    Desde há muito que sigo este blog, diria até que não dispenso a espreitadela regular porque gosto dos assuntos que aqui são tratados e da simplicidade da sua autora.
    Não tenho blog próprio apenas por opção. A minha formação académica é na área da silvicultura, logo estes assuntos relacionados com a terra mãe não me são estranhos. O arrazoado descortês a roçar a malcriadice do ANÓNIMO ( agora chamado rodrigo)… no meu entender, deveria ter sido eliminado do blog.Peço desculpa mas é pena que a sua simpática autora não o tenha feito.
    E porquê? Porque é agradável visitar com frequência os blogs habituais mesmo não exercendo comentários ou então fazendo-o exporadicamente, porque à partida tem conteúdos que nos agradam ou porque se aprende mais qualquer coisa com as experiências dos outros ou até mesmo porque nos identificamos com os conteúdos e, quando nada disto se encontra é lógico que deixa de ter interesse. Não tinha intenção de dar resposta a tal “senhor” porque aparentemente é descer ao seu baixo nível… mas quem não se sente….
    Afinal quem é este ANÓNIMO?. De blog em blog e alguns contatos com bloguistas chega-se à conclusão que este "senhor" gosta de se intitular como “conhecedor”(?!!!) das coisas da agricultura, exarcebando o seu ego, fazendo a apologia da AB quando na verdade apenas consegue beber textos que outros, fruto da experiência e real conhecimento escreveram e não consegue esconder a sua fanfarronice.
    É mal educado e certamente esta é a sua forma de esconder as suas frustrações.
    Se quiser realizar-se como agricultor, estou disposta a esquecer a sua parvoíce e dou-lhe trabalho e mesmo que não perceba nada pago-lhe ordenado, está interessado? Se não estiver interessado… veja se ganha juízo.
    Cumprimentos.
    Maria Andrade

    ResponderEliminar