VAMOS REDUZIR A NOSSA PEGADA HUMANA!..........
VAMOS COMER OS PRODUTOS SÓ NA ÉPOCA EM QUE SÃO PRODUZIDOS !..............................................
VAMOS TODOS SEPARAR O LIXO E FAZER A RECICLAGEM!

quarta-feira, 15 de agosto de 2012

A história do blogue

Não gosto de textos grandes mas, este tem que ser maior que o costume,  tenho que agradecer a quem me visita…
Obrigada a todo pelas visitas e pelos comentários sempre tão simpaticos...

Quando criei este blogue para mostrar as minhas coisas do quintal, não pensei que tivesse tanta visibilidade, não tinha ideia do que era a net, alias eu nem sequer frequentava este mundo nessa altura.

Comecei a vir ao computador para jogar, para ver uma ou outra receita de culinária, para me informar de horários dos autocarros, ou da meteorologia, tinha um email que só via de tempos a tempos e que me irritava, porque estava sempre cheio de correntes e coisas que não me interessavam… enfim só para dizer que achava a net uma seca…

Depois que herdei, o quintal da minha mãe, que comecei por lá plantar umas coisas e ver que não era preciso eu lá estar para elas crescerem… Só aí! 
Nessa altura eu queria saber como se cultivavam os espargos, um vegetal que eu adoro e que é muito caro. Queria cultivar espargos mas, ninguém me sabia dizer nada sobre o assunto… Então resolvi ir à net para pesquisar…
Foi nesse dia que se me abriu este mundo, encontrei blogues sobre espargos (pouca coisa) sobre todo o tipo de culturas, eu nem sabia o que era um blogue, fiquei cheia de ideias para cultivar, semear…

(o doce de ameixas foi feito aqui)

Não dá para falar sobre tudo o que descobri, aprendi e vi nessa altura, foi uma porta gigante que se abriu para mim… Um dia perguntei ao meu filho que trabalha com computadores desde criança e é o trabalho dele:
- ….. não me queres ensinar como se faz um blogue? Ao que ele me respondeu.
- Então vai a blospot.com e segue as instruções! Fiquei fula com ele.
- É assim? Não me podes ajudar quando eu preciso de ti??
Ainda houve discussão e virei-lhe as costas, os filhos são sempre a mesma coisa, se precisar tenho que pedir a estranhos, etc. etc.

Assim que tive oportunidade sentei-me ao computador e fiz o que ele disse, foi tão fácil, que lhe telefonei de seguida para lhe pedir desculpa… e foi assim que nasceu este espaço, que tantas alegrias me tem dado…
Quanto ao quintal, já sabem tudo, é só pesquisar aqui para encontrarem tudo o que tenho feito, aprendido e relembrado do tempo em que era criança e andava com o meu avô a tratar das terras, ele era um grande agricultor.

Pode parecer que é preciso muito trabalho para ter resultados, não é verdade, creditem, não é mesmo, eu vivo em Lisboa e só vou ao quintal, uma a duas vezes, por mês, no máximo três...
A minha horta é assim uma coisa tipo selvagem, para colher é preciso andar à procura das coisas pois as ervas daninhas são tantas.
Quando lá vou passo o tempo todo no quintal a fazer coisas, arrancar ervas, cavar com enxada, (ali não há maquinas) a plantar alguma coisa conforme a época, apanhar caracóis e lesmas, a preparar fertilizantes ou pesticidas naturais, a distribui-los... enfim, sou capaz até de me esquecer do almoço, alias esqueço tudo quando ando no quintal... mas, não me estou a queixar, adoro... É o meu mundo perfeito.

Espero não me ter alongado muito, queria agradecer a todos os que me visitam, mesmo aqueles que não comentam, aos que comentam quero agradecer muito mais, porque me dão tanta alegria, tanto entusiasmo, tanta força para continuar e aos que me mandam coisas o meu xi coração muito apertado…. Estou sempre aqui e vou continuar até…….

18 comentários:

  1. Gosto muito deste seu espaço e é sempre um enorme prazer em cá vir!
    Um beijinho

    ResponderEliminar
  2. Olá!
    Venho sempre espiar teinlog,mas acho que esta é a primeira vez que comento.
    Adoro ver sua horta, muito bonita.
    bjs!

    Márcia FRança



    Dúvida: dápara plantar alho em vaso? e esta época é a certa?

    ResponderEliminar
  3. Sim ..é bem verdade como nos esquecemos do tempo de volta da horta, também vivo na cidade... e só vou à minha horta ao fim de semana, bem eu tenho a minha mãe que faz as regas necessárias!
    Comecei só a meio deste ano... mas estou a adorar!
    Um bom feriado!!

    ResponderEliminar
  4. Estas coisas são viciantes! Continua a postar! Não me quer vender um frasco dessa compota?? deve ter ficado deliciosa!
    Cumprimentos
    Januário

    www.tubaral.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  5. Acho muito bem e espero que continues por aqui por muito muito tempo, com a mesma alegria e vontade de partilhar! E se nós quisermos e tivermos vontade, há sempre coisas a ensinar e a aprender. Por isso continua se faz favor!!! Eu sou visitante assídua :) Porque... adivinha lá? Porque gosto MUITO de te ler, da forma como escreves parece que te estou a ouvir! E adoro esses relatos sobre o quintal, as tuas plantações, ou as coisinhas que fazes para os netos, ou as corridas, ou até os pequenos aborrecimentos. Tudo! Como já disse: é continuares se faz favor!

    Um grande beijinho
    Ana

    ResponderEliminar
  6. Nada longa, MESMO!

    Fique por aí, não se vá embora... Não gosto nada de posts destes... Parecem despedidas!

    Beijinhos

    Ah! E vá repetir as análises, o colesterol devia estar maluco no dia que o foi testar.

    ResponderEliminar
  7. ah, eu então nasci no campo mas não gosto nada de mexer na terra. Talvez seja porque em miuda era obrigada a andar sempre atrás do meu pai, cabia-me a mim, apanhar os binhos da batata (e eu detestava) a tirar as lagartas das couves (achava horrivel) limpar a capoeira das galinhas, enfim nada coisas boas para uma miuda fazer quando as amigas andavam ali na rua a brincar... Talvez por isso não goste do campo, maas gosto de ver a evolução das colturas e pronto gosto de trazes sempre que lá vou uns tomates uns pimentos etc....sei que são bem melhores do que os da praça. É como eu digo cada um é para o que nasce e eu prefiro pintar paredes a mexer na terra. Com tudo isto é maior o meu comentário que o teu poste.. Sorry :).
    Beijocas

    ResponderEliminar
  8. Olá, venho aqui à cerca de um ano e nunca comentei. Não sei porquê. Porque se gosto tanto já podia ter dito alguma coisa. Agora é só para dar os parabéns pelo seu blog e pela forma tão agradável que tem de escrever e de se expressar.
    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  9. Esqueci-me de te dizer que embora só espreite de vez em quando gosto muito de cá vir ler.... e continua!!!

    ResponderEliminar
  10. Amiga já algum tempo q não comento,mas venho sempre espreitar.
    Mas apesar do desgosto do ano passado,este ano e num mês foi se a minha menina canina que era uma das minhas alegrias...ando preguiçosa , não me apetece fazer nada ,mas como vou ser operada em Setembro ,tb agora não fiz nada na horta ,ja tenho tanto terreno e animais para cuidar q este ano a horta não vingou. vou me calar senão a Pintas diz q lhe passo a escrever lol.
    Continua assim uma mulher de força.

    beijos e lambidela da malta

    ResponderEliminar
  11. Estava mesmo a procura de um blog como este para me inspirar.
    Tenho uns "palmos" de terra para cultivar e nenhuma experiência.
    De certeza que vou aqui aprender muita coisa.
    Força, continua a postar :-) cá estarei para comentar.

    ResponderEliminar
  12. Olá Eugénia,

    Continua a postar que nós cá estamos para ler:-)e para ajudar!

    Bjs

    ResponderEliminar
  13. Sua "roubona"...lol.
    realmente é super facil, mas muito dificil para euzinha que sou mesmo Naba nestas coisas :)..

    ResponderEliminar
  14. obrigada pela sua publicaçao.
    e uma pena nao ser ainda capaz de utilizar a net sozinha mas sei usar a enxada.

    ResponderEliminar
  15. Gosto muito de passar por aqui e ler o que vai escrevendo!
    Continue a planta e a partilhar connosco as suas aventuras na sua horta!!
    Bem haja!!

    ResponderEliminar
  16. Se não me meter no "quarto verde" a destressar e a fazer alguma coisa andava bem pior.
    assim limpo a cabeça enquanto estou de volta dos trapos ou papeis, fico mais calma. Cada um tem o seu escape, eu tenho este.
    A vida não é facil...
    Beijocas

    ResponderEliminar