VAMOS REDUZIR A NOSSA PEGADA HUMANA!..........
VAMOS COMER OS PRODUTOS SÓ NA ÉPOCA EM QUE SÃO PRODUZIDOS !..............................................
VAMOS TODOS SEPARAR O LIXO E FAZER A RECICLAGEM!

sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Acabadinho de ler

Este livro tem uma história peculiar.



Apareceu no meu carro vindo não se sabe de onde.
O Jozéf chegou a casa com ele e disse-me:
- Deixas-te este livro no carro, anda lá aos trambolhões há que tempos.
- Eu? Não, não é meu, deve ser do Hugo...
Perguntei ao Hugo, não era dele.
- Deve ser do Nuno, tu não foste com ele um dia destes comprar materiais?
O Nuno é uma daquelas pessoas que anda sempre com um livro debaixo do braço.
Perguntei ao Nuno, não era dele.
Mas afinal de quem será o livro? Os livros não nascem assim nos carros das pessoas...
Ao fim de pensar e mais pensar de quem seria o livro, comecei a lê-lo e li-o todo...



.....- Sua cadela desleixada! - Gritava ele, praticamente a cuspir as palavras. - Sua marrana mentirosa e ladra!
Marrana era uma palavra nova para mim. Mais tarde, o meu professor informou-me que significava duas coisas, porca e judia convertida, um epíteto que me tinha confundido, uma vez que eu nunca tinha ouvido descrever a Tia Beatriz como outra coisa que não uma boa alma cristã....

....Agora, o malvado cocheiro terminava a sua diatribe rosnando:
- Vou-te vender para fazer cola, sua meretriz preguiçosa!
A seguir, depois de ter dado vários pontapés na Tia Beatriz, agarrou-lhe os cabelos ralos, preparando-se para lhe bater com a cabeça  contra as pedras da calçada.
....
Aqui está um pequeno excerto do livro.
Leva-nos da cidade do Porto, ainda nos resquícios da inquisição, até Nova-York, passando por África, Londres e sul da América, no tempo da escravatura, tudo isto no inicio do século dezanove...
Uma grande aventura, que apesar de estar muito longe dos nossos dias, está completamente actual...
Gostei muito.

Autor: Richard Zimler
Titulo: Meia noite ou o principio do mundo

3 comentários:

  1. Alguém quis que lesse esse livro!!
    Não sabia que gostava de ler. Nunca o tinha mencionado aqui, acho eu.
    É outra das minhas paixões.
    Boas leituras!

    ResponderEliminar
  2. Então a leitura e a escrita é a 1ª paixão, desde que aprendi com 6 anos de idade, bj
    http://hoticasa.blogspot.pt/2011/01/o-homem-quer-obra-nasce.html

    ResponderEliminar
  3. Ai que chatice, no meu carro nunca nasceram livros....
    nascem sim na lemços de papel, brinquedos, montanhas de terra e outras coisinhas, bom talvez um ou outro livro infantil tenha sido lá deixado, mas nascer mesmo .. nunca lá nenhum nasceu :).
    Bom domingo

    ResponderEliminar