VAMOS REDUZIR A NOSSA PEGADA HUMANA!..........
VAMOS COMER OS PRODUTOS SÓ NA ÉPOCA EM QUE SÃO PRODUZIDOS !..............................................
VAMOS TODOS SEPARAR O LIXO E FAZER A RECICLAGEM!

segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Já fiz a marmelada

Fui no sábado ao quintal, não deu para fazer nada na terra, continua muito dura apesar de ter chovido um pouco.
O Josef foi fazer a chaminé, com pedreiros dentro de casa, mal deu para fazer o almoço...

Então??...
Apanhei todos os marmelos que a minha prima lá tinha, (com a sua autorização, claro) e fiz a marmelada ao lume, (não tenho foto) mas pode ver-se aqui o meu forno e a trempe onde por vezes faço coisas!!...
Não deu para apurar bem, como a panela é muito alta e o alumínio é fino, estava a começar a agarrar e ia-se queimar tudo, não conseguia estar sempre a mexer porque estava muito calor e o lume a arder... Bem! Não é fácil controlar aquilo...Os antigos sofriam, digo-vos eu.
Assim troce-a num taxo grande e acabei-a cá em Lisboa, está bem bonita na cor e bem boa de sabor.

14 comentários:

  1. Humm que aspecto tão delicioso.
    Eu plantei 2 árvores, mas só uma tem marmelos mas ainda pequenos,mas para o ano espero já fazer marmelada.

    Beijos e lambidelas da malta
    pituxasilva

    ResponderEliminar
  2. DE MUNDO HIGEIA
    Olá!
    Desconhecia o seu blog, mas dei uma vista de olhos, e acho que futuramente vou-lhe perguntar informações sobre agricultura, é que também faço uma hortinha.
    BJS Higeia

    ResponderEliminar
  3. mesmo assim...muito bom aspecto e parace que deu uma boa quantidade, eu tb fiz alguma, seis taças e 2 já foram...

    ResponderEliminar
  4. Olá! Também fiz este ano, saiu mais escura e menos doce que o normal...
    Quanto aos kikipos, não levo nada a mal que os faça para as suas netas, e se preferir, diga-me quais os seus preferidos, envie-me a sua morada (para o meu mail)que terei todo o gosto em oferece-los e se já não estiverem comigo, farei semelhantes. É para as crianças que os faço!
    Um beijinho,
    Elisabete

    ResponderEliminar
  5. hummmmmmmmmmm que delicia!

    bem podias ganhar dinheiro a vender marmelada nas corridas :-)))))))))))))

    eu comprava !!!!

    beijinho

    ResponderEliminar
  6. ¡que rico con lo que me gusta el membrillo....!

    Hasta pronto.

    ResponderEliminar
  7. Olá
    O aspecto é o tradicional, aquele que nos faz recuar aos tempos da meninice... em que os dedos eram poucos para rapar a panela.
    Por aqui também fazemos marmelada - compramos os marmelos pois só nos instalamos há um ano em Codeçais - e por isso quero perguntar-lhe como faz para evitar o bolor.
    Nós colocamos papel vegetal embebido em aguardente a tapar as tigelas, para além do sol, é claro.
    Cumprimentos
    António A.
    Horta de Codeçais

    ResponderEliminar
  8. Obrigada a todos pelos comentários simpáticos...
    Como sabem quase nunca respondo aos comentários, eu sei, sou uma ingrata....
    António, que faço? não sei, eu faço tudo por instinto, também ponho aguardente e papel vegetal quando calha, não é sempre, a minha marmelada fica sempre muito dura e nunca ganha bolor...
    A minha marmelada não leva água, ponho os marmelos limpos e lavados no taxo com o açúcar e deixo cozer, quando já está meio derretido, passo no passevit e ponho nas tigelas, tá feito.
    beijinho para todos, eugénia

    ResponderEliminar
  9. Hummm, adoro marmelada caseira. Tão bom.

    Não queres mandar uma dessas tacinhas para a minha casa? eheheh.

    Beijinho.

    ResponderEliminar
  10. Delicia!!!

    P.s.: Antes de ser moida a farroba tem de ser torrada.
    Eu compro a alfarroba já moida. as ervanárias têm e agora o Pingo Doce tb!
    As vagens tiras as semente e plantas umas árvores ou fazes licor de alfarroba :)
    Jocas!

    ResponderEliminar
  11. OLÁ
    Vamos fazer assim eu ensino te e tu ofereces me uma tigela de marmelada.lol
    Tu moras em Lisboa e eu moro Penalva-barreiro.tu apanhas o comboio q passa na ponte paras em Coina e eu vou te buscar, passas o dia comigo.(trazes é a tigelinha de marmelada lol)
    O q achas temos negocio feito eheheh,manda me mail para trocarmos contactos.
    pituxasilva@gmail.com

    beijos e lambidelas da malta
    pituxasilva

    ResponderEliminar
  12. Ficou com muito bom aspecto!
    Gostei do blog e já sou seguidora, bj e bom fim de semana :9

    ResponderEliminar