VAMOS REDUZIR A NOSSA PEGADA HUMANA!..........
VAMOS COMER OS PRODUTOS SÓ NA ÉPOCA EM QUE SÃO PRODUZIDOS !..............................................
VAMOS TODOS SEPARAR O LIXO E FAZER A RECICLAGEM!

sábado, 20 de julho de 2019

Receita caseira para combater as pragas dos tomateiros

No ano passado tinha tomateiros lindos carregadinhos de tomate, veio um dia de calor ficou todo preto, estragou-se tudo.
 Agora com este tempo instável estou com medo, andei a ver e a pesquisar e encontrei uma receita simples, vamos ver se resulta.
 A verdade é que há um tomateiro com a rama muito estranha, não sei se não estará já doente, ele está cheio de tomates enormes até já apanhei um ontem mas, que a rama está estranha está...

https://cultivosdacaseiro.pt/cultivar-experiencias/fungicida-natural-e-eficaz-para-tomates/

Fungicida natural – receita com leite de vaca

O Leite é rico em nutrientes para as plantas, sobretudo cálcio, magnésio, fósforo e potássio. Este tratamento funciona duplamente bem, não apenas como fungicida mas também como um fertilizante foliar. Diluído em água, pode ser borrifado nas folhas e caules 1 vez por semana como prevenção ou 2 como tratamento. É aconselhado leite cru, mas eu utilizei o resto do leite de pacote e leite em pó (da minha bebé).

Como funciona?

Devido às suas propriedades naturais, o leite agrega-se à planta formando um filme microbiano na superfície da folha cobrindo-a e protegendo-a. Como altera o PH da planta, deixa de ter as condições ideias para a propagação de fungos.
Esta receita pode também ser aplicada para controlar o oídio da courgette e do pepino.

Como preparar e aplicar fungicida natural?

A preparação pode ser com leite de pacote ou podem preparar a solução utilizando também leite em pó.
Para prevenção: fazer regas com leite diluído: 3 copos de leite para 7 copos de água. regar uma a duas vezes por semana.
Para tratamento da doença com aplicação foliar: diluir 1 copo de leite em 4 copos de água. Agitar a mistura e pulverizar. Aplicar duas vezes por semana se as folhas já estiverem com sintomas evidentes de oídio.

1 comentário:

  1. Este ano tenho-me descuidado, mas no ano passado também usei nas ameixoeiras, que estavam com sintomas de fungos, não curou a doença totalmente mas consegui colher ameixas com bom aspeto. Penso que tem efeito positivo.

    ResponderEliminar