Fui à rua da Ribeira Nova, à loja do meu amigo Zé Carlos, fazer umas compras.
Este inverno acho que me roubaram a maquina de sulfatar, uma maquina antiga em cobre, muito pesada mas boa, tão boa que ma roubaram...
Ainda não tenho a certeza mas esteve sempre lá, apesar da desarrumação, agora não aparece em lado nenhum... se aparecer é um milagre.
Bom, posto isto, comprei.
Um pulverizador de plástico mais leve e que minguem vai cobiçar, tremocilha de estrume, favas, peperoncino stromboli (picantes), cherovia e umas coisas para controlo das pragas.
A tremocilha é para ver se substituo as ervas daninhas por algo mais útil, a ver o resultado.
A cherovia, para quem não sabe é uma espécie de cenoura mas em branco, o Josef anda sempre a falar disso, é originário da terra dele, (Hungria, Roménia) mas eu sei que cá em Portugal também há.
Esta coisa para controlo das pragas, é uma barreira adesiva, ecológica, que vou ver se resulta, por causa das formigas e de umas bolhihnas que aparecem no tronco do limoeiro, ainda não percebi se é bicho ou se é da árvore.
Olá!
ResponderEliminarNa zona da cova da beira cultiva-se cherovia,até há uma confraria e um festival da cherovia,na Covilhã.
Boas sementeiras
Anabela
Eugénia,
ResponderEliminaressas máquinas de cobre, ainda me lembro muito bem, o meu pai tinha uma e usava-a, claro, para sulfatar as batatas, os tomateiros, as larajeiras e os cachos (as videiras)
boas sorte para este início de época horticola!
Olá, Anabela já ouvi falar.
ResponderEliminarNão encontrei o seu blogue??...
afca,obrigada pela visita, era de cobre e o cobre está caro, roubam tudo...
Não me digam que roubaram para aproveitar o cobre, que pena !!
ResponderEliminarQuanto ás cherovias estou curiosa agora para saber mais sobre essa espécie :)
Pois é Rosarinho, estou desconfiada que foi mesmo isso, mas ainda tenho esperança que esteja por baixo de uma lenha que me foram lá levar aqui há tempo, apesar de o J. garantir que não.
ResponderEliminarOlá!
ResponderEliminarEu ainda não tenho blog,Eugénia.Mas vou continuar a partilhar através de comentários,nalguns que vou seguindo.Pelo menos até criar um.
Rosarinho,o festival da cheróvia costuma ser em Outubro na Covilhã.
Anabela
Olá,
ResponderEliminarprimeiro parabéns pelo blog!
As formigas muitas vezes estão associadas a cochonihas, e estas devem ser as bolhinhas do tronco do limoeiro! Eu tenho uma Limeira (limas, deve ser este o nome da arvore) está num vaso e também tem cochonilhas no tronco e formigas. As formigas "cuidam" das cochonilhas, não sei bem como funciona, mas acho que estas aproveitam "melaço" provocado pela alimentação das cochonilhas. Como não tenho tido vontade de usar insecticidas, elas lá andam... de momento sem causar grande dano à arvore que está bem de saúde. O óleo de Verão ou mistura óleo vegetal+sabão podem funcionar mas não é só com uma aplicação (por isso as minhas lá estão todas contentes, com as poucas e erráticas aplicações). Os limoeiros são de floração continua, o que do ponto de vista das abelhas é mau se aplicarmos algum insecticida... já o sabão com oleo não faz mal!
Cumprimentos, Marisa
Também estava a ver o que era uma cherovia!
ResponderEliminarBoas culturas!
Eugénia, lamento o "desaparecimento" da sua máquina antiga de sulfatar. Nós temos uma das modernas em plástico, mas eu ando de olho nas feiras das velharias... pois gostaria de ter uma das de cobre.
ResponderEliminarObrigada pela sua visita.
Boas sementeiras.
BIA
Saludos u un abraso Eugenia.
ResponderEliminarEugénia, deixei-lhe um presente no meu cantinho :)
ResponderEliminarOlá! Adorei este seu cantinho! Maravilhei-me com a sua forma de se exprimir e as suas colheitas deixam-me com água na boca ( um dia também eu terei a minha horta biologica), por enquanto vou tendo na varanda manjericão, cebolinho, salsa, poejos, tominho e uns pés de morangueiro que ainda têm morangos...
ResponderEliminarUm beijinho,
Elisabete
Olá Eugénia,
ResponderEliminarParece que andamos a fazer as mesmas coisas. Também vou usar uma especie herbácea para fazer a cobertura do pomar, depois vou usa-la como adubo verde, e a sua? é só para fazer arrelvamento ou também vai enterrar? Este ano a colheita de fruta não foi boa, os bichos ou aprenderam a fugir às armadilhas ou não apanhei os ciclos correctos. Tenho de mandar vir as armadilhas mais cedo para ver se os apanho. Também já comecei a marmelada. Os marmelos, como toda a fruta vieram mais cedo, mas resistiram às pragas. É um bom ano de marmelada.
bj
Ana
Pena maior é se a roubaram para derreter... grr...
ResponderEliminar