horticasa
Horta biológica,
terça-feira, 23 de junho de 2026
Gatos
sexta-feira, 5 de junho de 2026
Época das courgettes
Courgette recheadaIngredientes
Duas courgette médias
300g de carne moída
Uma cebola média
Um dente de alho grande
Uma cenoura ralada
Uma colher de sopa de farinha
Azeite, margarina, pimenta preta, sal, salsa
confecção
Refogue a cebola, o alho a salsa e a carne, junte a farina e a cenoura, deixe apurar.
reserve
Corte as courgette no sentido longitudinal
grelhe-as na chapa, coloque-as num guardanapo para perderem o maximo de água.
Enrole as fatias da courgette com o recheio e coloque-as num pirex.
Por cima ponha colheradas de molho branco, pode usar de caixa, eu prefiro fazer mas, acaba por ser bom na mesma.
Por cima do molho branco coloque queijo ralado ou pão ralado, é a gosto....
Leve a gratinar, uns 20 minutos
Bom apetite
sábado, 23 de maio de 2026
NOVA REMESSA DE SABÃO NATURAL
Cá está mais um ano de sabão natural, desde que desisti de fazer negócio com o sabão, uma remessa dá para o ano todo!
![]() |
| Fiz três doses, uma delas secou muito rápido |
Esta ficou boa, parece que não é preciso voltar a fazer
quarta-feira, 4 de março de 2026
Kristin
Fotos tiradas por mim!
segunda-feira, 1 de dezembro de 2025
HOJE É DIA DE ANIVERSÁRIO
Todos os anos juntam os que atingem os 70, este ano foi a minha vêz, é um evento bonito, vêm quase todos, principalmente os que moram fora...
É um evento muito louvável, dá trabalho juntar esta gente toda, são os jovens que servem as mesas, com muito carinho e delicadeza, fiquei muito emocionada.
Deu para rever amigos de infancia, pessoas que eu não via desde a mais tenra idade, é claro que da maiora eu não lembrava e muitos nem conhecia visto que saí muito cedo de cá, foi maravilhoso!
Já que o blogue faz aniversário, aproveitei para partilhar este evento generoso da minha colectividade.
Associação cultural e recriativa de Maceirinhahttps://www.iberinform.pt/empresa/64042378/associacao-cultural-e-recreativa-de-maceirinha
Parabéns a mim!
quarta-feira, 9 de abril de 2025
PERA MELÃO OU MELÃO ANDINO
Sabe a melão, tem textura de melão, é muito fresco, e muito perfumado, por vezes faz lembrar o pepino, não tem caroço e as sementes são minusculas.
Se estiver com muito calor e muita sede, pode comer-se como se fosse uma maçã e é bom em salada de frutas...
Sei lá eu gosto!
Pera melão é um fruto originario da américa do sul, alguém me deu uma haste que eu plantei e tenho comigo há anos.
Sempre renovo a planta, plantando hastes jovens e tenho sempre várias plantas a produzir.
Estes frutos aqui na foto, foram acabados de apanhar.
Mesmo com o inverno rigoriso e tanta chuva, não me falharam, acho que é uma planta fatástica!
E prontes! Por hoje é tudo, até breve
quarta-feira, 19 de fevereiro de 2025
SOPAS
Por aqui de vêz em quando fazem o festival de sopas, há sopas de todas as qualidades, adoro!
Gosto de todos os tipos de sopa; de legumes, da pedra, de vaca, caldo verde, gulache (hungria), só não gosto de canja, ninguém me obriga a comer canja, Grrrr!
Então!?
Eu faço sopa de galinha com arroz no forno.
Cozo o frango muito bem com cebola picada, cenoura, nabo, alho francês e os vegetais da época que houver.
Num pirex ponho o arroz com, azeite, açafrão, cebola às rodelas, salça e junto o caldo quente, envolvo tudo e ponho os bocados do frango, levo ao forno por mais ou menos meia hora.
A pesar de serem os mesmos ingredientes, fica muito diferente, acreditem, fica muito bom



















